Proibida venda de produtos de plástico de utilização única a partir de hoje
Mais Lidas
- Eleições no final de fevereiro? “É uma parvoíce completa” (813)
- “A tua diversão matou-a”: Cadela morre de pânico nos braços do dono após ouvir fogo de artifício (207)
- Mulher come tranquilamente durante assalto a lanchonete no Rio (184)
- Desenho de Leonardo da Vinci vendido por preço recorde de 10 milhões de euros em leilão (182)
- Proibida venda de produtos de plástico de utilização única a partir de hoje (170)
Produtos de plástico de utilização única, como cotonetes, talheres, pratos, palhinhas ou varas para balões, estão a partir desta segunda-feira proibidos de serem colocados no mercado, de acordo com um decreto-lei do Governo.
O decreto-lei foi aprovado em Conselho de Ministros no início de setembro e nele estabelecia-se a proibição de colocar esses produtos no mercado a partir de 1 de novembro.
O decreto-lei fez a transposição parcial de uma diretiva europeia de 5 de junho de 2019 sobre a “redução do impacto de produtos de plástico de utilização única” e os “produtos feitos de plástico oxodegradável”.
Seguindo a diretiva europeia, o diploma do Governo fixa duas metas para a redução do consumo de copos para bebidas e embalagens para alimentos prontos a comer: uma diminuição de 80% do consumo até 31 de dezembro de 2026, face aos valores de 2022, e uma queda de 90% até 31 de dezembro de 2030.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Isto é o título
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.